vendredi
Concert dans un oeuf. Canada
Concert dans un oeuf. Arrabal.
Nous allons présenterla pièce. Nous avons très hâte. Si près du but c'est très immerssif et cet univers me questionne, me happe tellement que j'en rêve toutes les nuits. J'adore. L'escalade amoureuse de Babel! Aussi j''ai ressenti au fil d'explorations autours des thèmes de la pièce plusieurs chose qui étaient impalpable à la lecture. C'est le miracle qui s'opère. Tous ses silences, ses images déchirantes ses personnages types et symbolique, se vide de l'exitence m'ont beaucoup émus.
Amour, Cataclysmes et Fusion. Tommy Bélanger (Pablo Picasso II)
"O ARQUITECTO E O IMPERADOR DA ASSIRIA" Brasil
La Nuit est aussi un soleil. Paris
"ORAÇAO" Brasil Copacabana
samedi
GUERNICA Toulouse
Œuvre : « GUERNICA» de ARRABAL Compagnie : Collectif Hebentik.
HEBENTIK (qui veut dire à partir d’ici) est un collectif regroupant sept associations culturelles de Soule: Amener l’art là où on ne l’attend pas, créer à partir du pays et de ses habitants, s’embarquer dans des voyages poétiques tout en restant ancré dans la réalité du Pays Basque rural. Offrir des créations en langue basque et les partager avec les autres provinces du Pays Basque. Provoquer des rencontres entre le collectif, des villages et le public, entre des artistes et des habitants, des professionnels et des amateurs, la tradition et l’art contemporain, des gens d’ici et des gens d’ailleurs…Tels sont les objectifs d'Hebentik.
"PIQUENIQUE NO FRONT" Curitiba
LETTRE D'AMOUR Suisse. Galatée.
Lettre d’amour. Spectacle retenu par la Fédération Suisse des Sociétés de Théâtrale d’Amateurs pour être présenté lors de son prochain Congrès, qui se tiendra à Neuchâtel. Cette année, parallèlement au Congrès de la FSSTA, aura lieu celui de la CIFTA (Comité International des Fédérations Théâtrales d’Amateurs de culture latine).
GALATÉE F. Morici
CARTA DE AMOR Mila Moretti. Roma
"A Bicicleta do Condenado"
"A Bicicleta do Condenado" A Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, com apoio da Fundação Cultural e em parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra.
O espetáculo integra o Projeto Arrabal, que tem coordenação de Isidoro Diniz, e direção artística a cargo de Maurício Vogue. Ambos são os responsáveis pela idealização da trilogia, cujo objetivo primordial é o estudo e encenação contemporânea da obra do espanhol Fernando Arrabal, um dos autores mais encenados no mundo. A Bicicleta do Condenado conclui esse Projeto, que também trouxe aos palcos, as montagens de "Fando e Lis" (2006) e "Oração" (2007), ambos com êxito de público e crítica. Para garantir continuidade ao intenso trabalho de investigação de linguagem e estética, o processo de ensaios de A Bicicleta do Condenado iniciou imediatamente após o término da temporada de “Oração” (julho de 2007), inclusive com a mesma equipe de criação. Assim como em “Oração”, o texto de Arrabal também é utilizado de maneira diferenciada, requisitando a criação ativa dos atores, responsáveis pelas novas cenas e subtítulo “A Tragicomédia Humana” acrescentados ao roteiro original. Destaque também para a cenografia e iluminação do uruguaio Waldo León, também ponto forte em “Oração”. Para o processo, o diretor Maurício Vogue partiu do pressuposto de que estamos todos condenados. Em conseqüência, tudo no espetáculo quer demonstrar as inúmeras culpas e condenações que fomos acumulando durante toda a existência. Entretanto, apesar do panorama nada alentador, a montagem sugere uma visão otimista para o mundo e toda a humanidade, quer mostrar que há sempre uma esperança, e –pieguices à parte – que o caminho do amor parece ser a redenção a todas as condenações. Verdade ou não, cabe a cada um julgar, ou será que não? Mais que uma síntese, o trabalho em A Bicicleta do Condenado busca complementar a discussão aberta nas montagens anteriores. O espetáculo também faz uma tentativa de contextualizar o texto de 1959, escrito a partir da realidade européia, mais especificamente espanhola – no auge do Franquismo, ano em que foi realizada a primeira reunião do Conselho de Direitos Humanos Europeu e em que se constituía a organização basca ETA – à realidade que vivemos no final da primeira década do século 21, abordando as relações de liberdade, opressão e justiça às quais estamos submetidos.
Elenco:Isidoro Diniz, Giovana de Liz, Jéssica Beatriz, Mariana Gómez e Rogério Halila.
Direção Artística: Mauricio Vogue.
Coordenação Projeto Arrabal: Isidoro Diniz.
Produtora Executiva: Jéssica Beatriz.
Preparadora Corporal: Mariana Gómez.
Figurino: Áldice Lopes.
Sonoplastia: Cesarti.
Iluminação e Cenário: Waldo León.
Assessoria de Imprensa: João Graf.
mardi
"O ARQUITECTO E O IMPERADOR DA ASSIRIA" - F. Arrabal. Brasil
BICICICLETA DO CONDENADO Brasil
jeudi
"GUERNICA" - F. Arrabal - Brasil
Inscription à :
Articles (Atom)