mardi

Portugal homenageia Fernando ARRABAL. Figueira da Foz


















Figueir da Foz homenageia Arrabal


O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz preparou um programa de eventos, dedicados a Fernando Arrabal. Nascido em 1932 em Espanha, notabilizou-se como dramaturgo, guionista, cineasta, escritor e poeta. Vive em França desde meados da década de 50.

Publicou mais de cem peças, catorze novelas, várias centenas de livros de poesia e sete longas-metragens. Fundou em 1963 o Grupo Pãnico (do deus Pã) e com André Breton esteve no movimento surrealista. TRASCENDENTE SATRAPA DEL COLEGIO DE PATAFISICA

Provocador, artista intimorato, Arrabal é considerado mundialmente como um dos mais notáveis e prolíficos criadores do século XX. A sua obra tem sido admirada por várias gerações e em muitos países como uma interrogação profunda à condição humana.

PROGRAMA:

Dia 23 de Abril
17h00 – Inauguração de uma exposição alusiva à obra do artista na Sala Afonso Cruz do CAE. Patente até dia 1 de Maio.18h00 – Palestra sobre a obra de Fernando Arrabal por Juan Carlos Valera e Miguel de Carvalho seguido de debate com o artista no CAE.

Dia 24 de Abril
21h30 – Sessão de poesia e teatro com textos de Fernando Arrabal no CAE. Coordenação: Deolindo Pessoa; Actores do CITEC e da BONIFRATES: Paula Pena, Paula Santos, Joana Macias, Carlos Cunha, Cândida Ferreira, Francisco Paz.

Dia 25 de Abril
17h30 – Peça de Teatro “A Coisa”, pela Companhia Mãos no Bolso Alheio, no Auditório Municipal da Figueira da Foz21h30 – Exibição do filme “Viva la Muerte”, com debate na presença do realizador no CAE.





Etc..






Ao longo da semana vai ser exibida filmografia do artista.






Fernando Arrabal, o autor espanhol vivo mais encenado a nível mundial.
“Fernando Arrabal é um ícone da cultura do século XX, como poeta, dramaturgo e cineasta, mas sobretudo como ‘performer’. É um provocador nato”, disse à agência Lusa o vereador com o pelouro da Cultura, António Tavares.
Considerou que, aos 78 anos, o fundador do Teatro Pânico – movimento ... mistura de cruel e absurdo, que foi buscar o nome a Pã, o deus da mitologia grega que vagueava pelas florestas a tocar flauta e provocava terrores aos caminhantes noturnos – “é senhor de uma mensagem perfeitamente atual”.
“Mais do que nunca, no mundo de hoje, a forma de ele se afirmar faz todo o sentido. Pode ser que a loucura de artistas como Fernando Arrabal traga novos caminhos à cultura europeia ou que ilumine caminhos marginais porque os oficiais andam um bocado entupidos”, frisou o autarca.
Nascido em agosto de 1932, Fernando Arrabal comemora 80 anos em 2012 mas a autarquia da Figueira da Foz entendeu realizar este ano a homenagem ao artista espanhol, antecipando “as imensas solicitações que vai ter” no 80.º aniversário “e que poderiam inviabilizar a sua vinda”, explicou António Tavares.
O autor espanhol, que aprendeu a ler e escrever em Ciudad Rodrigo (Salamanca), cidade geminada com a Figueira da Foz, venceu, aos 10 anos de idade um prémio nacional para sobredotados e publicou, ao longo da sua carreira artística, cerca de 700 livros de poesia, mais de cem peças teatrais e realizou sete longas metragens.