mardi

LISBOA: "FERNANDO ARRABAL: o paradoxo da teatralidade" de Bruno Schiappa ,




A Editora Coisas de Ler,


Bruno Schiappa


e a FNAC


lançamento do livro

"FERNANDO ARRABAL: o paradoxo da teatralidade",

que terá lugar na FNAC dos


Armazéns do Chiado,


com apresentação a cargo da Actriz Suzana Borges.

FERNANDO ARRABAL: O PARADOXO DA TEATRALIDADE
de
Bruno Schiappa


"... Fernando Arrabal: o paradoxo da teatralidade, é um livro que corresponde à quase totalidade da dissertação para obtenção do grau de Mestre do autor.
O texto debruça-se sobre o percurso de Fernando Arrabal, dramaturgo de origem espanhola e residente em França, estabelecendo uma relação directa entre a obra e a experiência de vida deste autor.
Fernando Arrabal é um dos darmaturgos vivos mais premiados e encenados e, o seu teatro, com um profundo teor subversivo e de crítica ao ser humano e à sua procura de identificação com o modelo de humanidade, mantém uma actualidade, face às incursões humanas, inquestionável.
O texto apresenta algumas das peças mais emblemáticas do dramaturgo e “lê-as” à luz do corredor da vida de um homem que, por acidentes e circunstâncias várias, olha com desencanto e humor para a espécie que domina o planeta terra: a humana.
Ao longo das 120 páginas que documentam o seu trabalho e a sua vida, encontramos ainda explicações concretas para o movimento (corrente) que criou em conjunto com Topor e Jodorowsky – o Pânico.
O teatro de Fernando Arrabal foi encenado em Portugal durante os últimos anos do Estado Novo, e continuou a sê-lo depois de quebrar as barreiras da intolerância. Não existe, no entanto, um texto que inclua um estudo sobre a importância universal deste homem da cultura do séc. XX.
É esta lacuna que a presente obra vem preencher, procurando integrá-lo no patamar a que pertence: o dos homens que trouxeram um visão nova ao munco... ": Bruno Schiappa